ACP #79 e #80


Assumar (Monforte), entrada norte, Julho de 2012

O final de Julho foi francamente proveitoso para as minhas buscas. Encontrei esta primeira, intencionalmente, ao entrar em Assumar. Já a segunda, foi por acaso que me deparei com ela: ia atrás de um catavento, quando, ao virar-me, reconheci um contorno que não me deixou grandes dúvidas: sou capaz de apostar que aqui esteve um dia a placa que assinalava a entrada sul. O que lhe terá acontecido, que fim teve, muito gostava eu de saber.
Acho que esta imagem ainda por aqui há-de voltar a passar, a ilustrar uma categoria a que ainda não sei como vou chamar, talvez "não-há-CP". Vai servir-me para compilar todas as placas que não fui a tempo de apanhar.


Assumar (Monforte), entrada sul, Julho de 2012

A última entusiasmou-me particularmente, porque a encontrei depois de ter posto em marcha um plano que andava, há algum tempo, a congeminar: em vez de entrar e sair das localidades a girar a cabeça como um catavento, por que não perguntar a quem sabe - os velhotes na praça, os clientes dos cafés? Desta vez, um empregado simpático de um bar igualmente simpático deu-me confiança para avançar. Mas não, nem ele nem outros clientes um pouco mais velhos, que ouviram a conversa, conheciam nada como o que eu estava a descrever. Porém, o jovem empregado não desistiu e foi perguntar aos amigos que estavam na esplanada - todos desconheciam do que se tratava, à excepção de um, que insistia com os colegas que sim, que havia uma placa assim na vila, que ele passava por ela todos os dias e observava-a com bastante frequência. E indicou-nos a direcção, que seguimos, e lá estava ela, exactamente onde o jovem disse que estaria. É um bom plano, é para continuar.


Veiros (Estremoz), Julho de 2012

2 comentários:

Pedro disse...

Sigo com muita atenção este seu blog e aproveito para lhe dar os parabéns pela divulgação que faz destas pequenas coisas que passam despercebidas à maioria das pessoas.
Sempre reparei nas placas ACP mas desconhecia até há pouco tempo em que ano(s) teriam sido colocadas.
Quando me apercebi que algumas devem ser centenárias, "acordei" e comecei a fotografar as que vou encontrando. Por enquanto apenas tenho apanhado as da zona de Lisboa que têm aparecido por aqui. Tenho que começar a alargar o raio de acção.
Sobre esta placa de Veiros, gostaria de saber onde se encontra pois não me parece ser esta:
https://www.google.pt/maps/@38.9555234,-7.5093765,3a,75y,90h,90t/data=!3m4!1e1!3m2!1sF1TeVbd2-q6b_zgAMOFqWA!2e0!6m1!1e1
que se encontra no antigo traçado da EN 18 do lado de Estremoz.
Agradeço a atenção e faço votos para que continue com este trabalho.

Pedro Figueira

Teresa O disse...

Eu é que agradeço as palavras simpáticas e o interesse por esta modesta causa.
De facto, a placa de Veiros não me parece ser essa. Já lá vão uns anos, mas vou tentar localizá-la.
Se assim for, quer dizer que há outra, pelo que tenho de lá voltar!