Letreiros de azulejo


Assinado: A. Quaresma -A-ILLUSTRADORA-

Através de Pedro Figueira, que o recebeu de Carlos Caria, que o buscou junto do ACP, chegou-me um documento dactilografado, digitalização de fotocópia do original, que reza assim:



          MARCAÇÃO DE POVOAÇÕES


Exmº. Senhor

          Para applicação da verba que por decréto de 27 de Maio de 1911 é attribuida a este Club, tomamos a liberdade de enviar a V.Exª a senha de caminho de ferro Nº.___ que consta de um caixote com letreiros de azulejo destinados á marcação das estradas.

          Contamos com o auxilio da digna Camara de sua presidencia para a collocação dos referidos letreiros de azulejo, mas no caso de V.Exª não ter verba por onde possa ser feito esse serviço, de vantagem indiscutivel para o turismo em Portugal, aguardamos que V.Exª nos envie a nota da despeza para immediatamente o reembolsarmos da sua importancia.

          Os letreiros devem ser collocados conforme indica o desenho junto em cada uma das entradas de cada povoação abaixo mencionadas.
          Pedimos a V.Exª o favor de nos accusar a recepção d'este officio.

                                                                 SAUDE E FRATERNIDADE
          Lisboa 21 de Agosto de 1912

Exmº. Sr. Presidente da Camara Municipal de

                                                                 (ass.) José Lino Junior
                                                                 Director-Thesoureiro

A acompanhar esta minuta, uma lista de localidades, organizadas por distrito e concelho, e com menção, manuscrita, da quantidade de letreiros colocados em cada uma, assim encabeçada:

Nota dos nomes das povoações marcadas com os letreiros de azulejo do Automovel Club de Portugal no anno de 1915

Não é, claramente, a primeira lista, visto que lhe faltam todas as capitais de distrito e muitas cidades e vilas importantes, mas constitui um interessante testemunho da história das placas toponímicas do ACP, designadas, à data, por "letreiros de azulejo" (nome bem mais bonito do que aquele que, à falta de melhor, lhes arranjámos).
Aparentemente, este é o único documento sobre o assunto que existe nos arquivos do ACP. Sabe-se, porém, de corre voz, que as placas foram colocadas entre 1912 e cerca de 1930.
Na lista apensa à minuta acima, reparei no número de placas colocadas em cada localidade, que variam entre 1 e 5 (Fundão e Sesimbra). O colega Pedro Figueira notou um pormenor ainda mais interessante: a inclusão de "Tuy" no concelho de Valença. Vou considerar alvíssaras para quem encontrar e me fizer chegar imagem de pelo menos um dos dois letreiros colocados em Tui em 1915.
Quanto à ilustração (o "desenho") que acompanha a carta, é por si só uma preciosidade, senão mesmo um programa. Sobre o ilustrador, descobri, pelo notável Almanaque Silva, que é de sua autoria um dos 12 Quadros Educativos com que, em 1917, a I República decorou as escolas portuguesas (mais precisamente, o segundo aqui representado, SAUDA A BANDEIRA).
Uma curiosidade: a colocação dos letreiros do lado esquerdo da estrada devia-se ao facto de que, à data, se conduzia em Portugal por essa mão. A condução pela direita só foi introduzida no país em 1 de Junho de 1928.
Os meus agradecimentos aos colegas Pedro Figueira e Carlos Caria, por esta magnífica colaboração.

2 comentários:

Anónimo disse...

No jornal "Estrela do Minho" de 3 de junho de 1928 reza o seguinte: "Desde o dia 1 de Junho, todos os veículos que transitem pelas ruas teem, ao contrário do que até então, de dar a esquerda a quem passa, isto é, caminharem pela direita na via pública.
Que os condutores de veículos o não esqueçam para que se evitem desastres."

Teresa O disse...

Obrigada, Anónimo!