Să descoperim România

A Roménia é um país localizado no sudeste da Europa. Vinte e três milhões de pessoas vivem na Roménia.
Os vizinhos da Roménia são: no norte a Ucrânia, no leste a Moldávia, no sul a Bulgária, no sudoeste a Sérvia e no oeste a Hungria. A capital da Roménia é Bucareste (Bucureşti), as cores da nossa bandeira são: vermelho, amarelo e azul.
Ali pode encontrar todas as formas de relevo: campos, montanhas e uma coisa que para nós é muito importante, que é o Mar Negro, onde todos os romenos podem divertir-se no Verão. No Inverno, os romenos gostam de ir para as montanhas fazer sky e outros desportos de Inverno.

Montes Cárpatos

Na Roménia há muitos rios e o maior é o rio Danúbio, que atravessa sete países e cinco capitais. Pelo Danúbio pode-se navegar e há duas barragens importantes. Onde o Danúbio encontra o Mar Negro há um delta que tem muitas espécies de pássaros e peixes. O maior porto da Roménia é Constanţa.
Uma comida típica da Roménia é sarmale e uma bebida que é feita de ameixas e se chama ţuică. A música tradicional é tocada com violas e nai. Há algumas danças chamadas horă, căluşari, periniţa e um tipo de música chamado doină que se canta só com voz.

O Mar Negro em Constanta

Na Roménia há muitos lugares interessantes, e podemos dizer especiais: trata-se de alguns castelos bonitos. Mas o castelo que tem uma grande história chama-se Castelo Bran, e quase todo o mundo ouviu falar dele (é o castelo do Drácula...).
Na Moldávia há muitos mosteiros bonitos que foram construídos por uma pessoa importante na história da Roménia, Ştefan cel Mare (século XV).
Há muitas coisas interessantes, que caracterizam o nosso país, mas é melhor visitá-lo, se tiver oportunidade.

Delta do Danúbio

Texto de Ada Sescu e Cristina Gui

Sem comentários: