Cyfarchion o Gymru

Greetings from Wales

No dia 31 de Julho último, assistia em Lisboa a uma sessão do filme Wilbur quer matar-se, quando ouvi a personagem principal, um suicida compulsivo, com algumas tentativas quase bem sucedidas, descrever a morte nos seguintes termos: «É como viver no País de Gales: não acontece nada». Não foi particularmente animador, para quem partia no dia seguinte para um congresso em Aberystwyth.



Foi um longo dia de viagem à volta da Europa, a bordo dos voos mais baratos para chegar a Birmingham, onde apanhámos um dos incertos comboios da Arriva, que nos deixou, já a noite ia alta, no nosso destino.
O País de Gales é verde, muito verde, pontilhado de ovelhas brancas e de ovelhas brancas e pretas, montanhoso, chuvoso e nebuloso. Durante toda a semana que lá estive, acordava de manhã com a esperança de vislumbrar uma linda paisagem de mar da janela do meu quarto, na residência universitária. Todos os dias daquela primeira semana de Agosto amanheceram com chuva e nevoeiro, que só davam tréguas ao final da tarde, quando, por vezes, aparecia o sol, para nos fazer acreditar que o dia seguinte seria mais estival.


Da janela do comboio

Aberystwyth é uma cidadezinha simpática, na baía de Cardigan, com um nome impronunciável, um castelo em ruínas, duas praias de areia pedregosa, uma excelente universidade e uma grande biblioteca. Há várias décadas que a cidade tem tentado impor-se como uma estância balnear importante, mas com poucas hipóteses de rivalizar com Albufeira. No entanto, as praias são bonitas e os passeios de fim de tarde ao longo da Marine Terrace e da New Promenade são muito agradáveis.
O congresso estava muito bem organizado, e ocupou-nos as horas mais chuvosas dos dias. E a comida era óptima!
O galês é uma língua incompreensível, amplamente utilizada em placas informativas variadas. Geralmente, surge a par com o inglês, mas, pelo sim, pelo não, convém aprender algumas palavras básicas, como "homens" e "senhoras", por exemplo.


North Parade

Nos arredores, duas excursões simpáticas:
> Devil's Bridge: um bosque acidentado, com quedas de água, caminhos sinuosos e uma estranha ponte tripla, com uma história, literalmente, do arco da velha, aonde se chega num comboio antigo, muito turístico.
> Elan Valley: uma zona de barragens, montanhas, campos verdes, ovelhas e alguns exemplares avistáveis de milhafre real. Um local idílico, cantado por Shelley.


Elan Valley

Mais ligações de interesse:
> Cidade: Aberystwyth Guide, Aberystwyth directory, Aberystwyth-online, Aberystwyth Town Council, Welcome to Aberystwyth
> Região: Ceredigion Tourism, Ceredigion County Council
> Fotos: Aberystwyth Guide, BBC, Welcome to Aberystwyth
> Webcam: Ceredigion County Council
> Língua: Welsh Placename Pronunciations (página interactiva, sonora, muito útil)


North Beach

Sem comentários: