Maria Papa-Léguas



Quando era pequena, coleccionava selos. Entre muitas coisas, é verdade, coleccionava selos. Nunca tive grandes pretensões filatélicas, nem nunca me interessaram grandemente os exemplares novinhos, a brilharem a tipografia. Pelo contrário, delirava com os carimbos de tinta desbotada, virava os selos por todos os lados a tentar reconstituir letras e números em falta, a decifrar locais e datas. Fascinavam-me as viagens que aqueles pedacinhos de papel tinham feito, por países e cidades de que só tinha ouvido falar, ou nem isso. Completava a pesquisa com enciclopédias e atlas, tentava compreender épocas, guerras e reinados, metrópoles e colónias, países que tinham mudado de nome, nomes que já não correspondiam a nenhum país, países divididos, reunificados, nascidos e desaparecidos, heróis e ex-heróis, faunas e floras, moedas e alfabetos.
Há já muitos anos que os meus classificadores estão abandonados numa prateleira, à espera de tempo e de renascido interesse - muito antes de me ter entusiasmado a coleccionar euros (agora, ou alargam a zona euro, ou as minhas moedas acabam convertidas em géneros...). Depois, descobri outro passatempo, mais refinado: coleccionar capitais europeias. Melhor: coleccionar países, continentes, mares e oceanos.
Não é muito original: percebi que se tornou uma brincadeira de adultos, um jogo para as horas mortas de voo (quando não há comida) e para as esperas no aeroporto. «Eu já tenho 35, E tu?» «Ainda só tenho 23...». E desenrola-se a lista, como se se trocassem cromos: «Tenho, tenho, tenho, não tenho...».
Como qualquer jogo, precisa de regras: escalas em aeroportos não contam, porque aeroporto é terra de ninguém; travessias terrestres, fluviais, marítimas ou aéreas, sem tocar directamente o solo, também não valem; o contacto com os habitantes e a cultura locais somam pontos; menos de meio dia num país, só visto caso a caso, e sempre dependente da alínea anterior.
E que Deus nos mantenha o espírito sempre jovem!...


Holanda: Agosto 2003
> Amesterdão: 5h30m



Bélgica: Agosto 2004
> Bruxelas: 3h00m



Bósnia-Herzegovina: Julho 2005
> Neum: 0h20m


Ilustração de Laura Costa, para Costa Barreto & Laura Costa, Maria Papa-Léguas, Editorial Infantil Majora, s/d, p. 4.

Sem comentários: