Mudança da hora


Portalegre, Outubro de 2015

Solstícios e equinócios nunca me disseram nada. São marcos no calendário, referem-se a momentos despercebidos numa progressão de que não nos damos imediatamente conta, dão início a estações que já se tinham instalado ou que ainda não chegaram. Enfim, são úteis para calendarizar actividades no ensino pré-escolar.
O meu ano tem dois pontos de viragem: a hora de Verão e a hora de Inverno. Esses, sinto-os na pele e têm consequências drásticas na cor dos meus dias: se o último domingo de Março me traz a esperança nos dias longos e luminosos, o último domingo de Outubro é o dia mais triste do ano.
Hoje começa a estação escura, os dias minguantes e cinzentos, percebo que o Verão acabou e que tenho de me preparar para a noite longa e fria. Está na hora de ir buscar as mantas e as pantufas quentinhas, de preparar a lareira para o fogo que não tarda a crepitar, de me abastecer de chás aromáticos e bolachas de gengibre, de colorir a minha vida com cravo, canela e chocolate, e de hibernar.

Sem comentários: