Chafariz da aldeia




Lisboa, Agosto de 2017

A Aldeia dos Macacos, no Jardim Zoológico de Lisboa, foi idealizada pelo arquitecto Raul Lino e inaugurada em Maio de 1927. Tem tudo o que o ideário da época preconizava para uma aldeia romântica, a que não faltava o poço, com a bilha de barro, e o chafariz, ao lado do Hotel da Barafunda, do Casal do Mono, da Adega do Simão e da torre do pombal, cujos habitantes adornavam os beirais das casas portuguesas. Aqui, numa fotografia dos anos 30:



Não encontro imagens da época que retratem o chafariz. A mais antiga que tenho data de 2006, quando ainda ostentava uma latada, que manteve, pelo menos, até 2013, segundo se pode ver na Internet (2009, 2011, 2013).




Maio de 2006

Em 2016, já o encontrei semi-destruído, e assim se manteve este Verão. De resto, o poço perdeu a bilha, o hotel fechou ao público e a adega já só serve no exterior, porque as entradas estão, há muito tempo, emparedadas, e as casas são meramente decorativas. Os macacos estão mais interessados na sombra e nas zonas de alimentação, mas os miúdos ainda se deliciam com a aldeia, sobretudo os mais velhos, bem mais velhos.




Abril de 2016

Sem comentários: