#TBT: Mar Adriático, 2005




Mar Adriático, entre Hvar e Split (Croácia), Julho de 2005

No Verão de 2005, conheci aquele que se viria a tornar, para mim, o alto grau da água do mar. Desde aí, qualquer sítio onde eu molhe o pé se vê comparado ao Adriático, perdendo sempre na comparação. É por isso que só deixo que as ondas me molhem os tornozelos, na Ericeira ("Credo! Se ainda fosse o Adriático..."), miro com respeito e (muita) distância o Mar do Norte ("Ai, que saudades do Adriático!") e, no Algarve, só me arrisco depois de deixar as pernas avaliarem o grau de Adriático da temperatura da água. Há quem use a escala de Celsius, outros, a de Fahrenheit -- eu uso a escala do Adriático: "Não está mal, mas nada que se compare ao Adriático", "Hoje, quase parece o Adriático!". Estremeço de pensar o quanto me diverti na Figueira da Foz, e mesmo na Costa da Caparica, mas a idade (e já há muito) fez de mim uma flor de estufa.
Lembro-me da surpresa que foi para mim a temperatura do Mar Egeu, mas nem esse me conseguiu deslumbrar como o Adriático. Fosse porque o calor, na Croácia, era superior ao que suportei na Grécia, fosse pela beleza da costa, o Adriático marcou-me. Não lhe conheci uma praia digna do nome, mas a água, como já aqui contei, calma, quente, límpida, ficou-me no imaginário (sobretudo desde que me consegui livrar dos picos de ouriço do pé).


Split (Croácia), Julho de 2005




Dubrovnik (Croácia), Julho de 2005


Praia rochosa, creio que em Cavtat (Konavle, Croácia), Agosto de 2005


Praias em Sveti Stefan (Montenegro), Agosto de 2005


Praia em Budva (Montenegro), Agosto de 2005


Ao largo de Budva (Montenegro), Agosto de 2005

Sem comentários: